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Como criar produtos e serviços singulares para o seu negócio

Hoje vou te ensinar como despertar a sua criatividade para você criar novos serviços e produtos para o seu negócio.


Objetivo: Unir pontos para criar novos produtos e serviços.

Onde vou usar: Para criar produtos singulares.

Por que: Para você se diferenciar no mercado.

Olhar estratégico: Criar produtos que realmente os clientes querem e tenha demanda.


O ponto de partida da fabricação de cada produto, é você pensar em como esse produto vai gerar valor para as pessoas e como as pessoas vão perceber o valor do produto.


O primeiro passo para você criar produtos singulares, é você aprender algumas estratégias de criatividade, muitas pessoas acham que criatividade é para apenas algumas pessoas, mas não é verdade. Criatividade muitas vezes, podem ser técnicas aprendidas.


Muitas pessoas acreditam que a única maneira de agregar valor é criando novos pontos, mas na verdade, é sobre conectar pontos.


Uma das formas mais poderosas e rápidas de gerar valor é quando você conecta dois pontos que até então nunca haviam sidos conectados.


Na verdade, algumas das maiores fortunas do mundo foram geradas não criando novos pontos, mas conectando duas ideias que nunca haviam sido conectados.


"O telefone conectando duas pessoas".

" O trem conectando duas cidades".

"O avião conectando dois países".


Quando por exemplo a marca Cartier adaptou um relógio de bolso para ser amarrado no pulso de Santos Dumont, para ajudá-lo no controle de seus voos, ela gerou valor:




Quando as havaianas, conectou chinelos de borracha com item de moda, gerou valor:


Quando a Uber conectou o taxi a internet, gerou valor:



O que podemos aprender com isso?


Inventar algo novo não significa criar tudo do zero. Muitas vezes, é você juntar duas coisas que nunca haviam sido colocadas juntas e a união de ambas cria algo novo que gera valor, muitas vezes, superior ao peso dos dois elementos sozinhos.


Um ótimo ponto de partida para você começar a criar produtos, é mapear as dores e os desejos dos seus clientes. Criar algo novo para resolver uma dor ou ajudar o seu cliente a se aproximar do desejo dele é algo muito poderoso.


E quais são os passos desse processo?


Passo 1: Mapear todas as dores funcionais, emocionais e sociais do seus clientes e prospects.


Passo 2: Mapear as tarefas funcionais, sociais e emocionais que esses clientes estão tentando fazer em suas vidas.


Passo 3: Usar ideias para conectar os pontos com a ferramenta abaixo


FERRAMENTA:


Ação/Objeto/Processo/Atual + Dor/Desejo +Ideia 1 + praticidade Ideia 2 = Novo produto/serviço


Vamos para um exemplo para ficar fácil.


Imagine que sou dono de um mercado:

Após analisar os nossos clientes, percebi que eles tem dificuldade de escolher frutas e legumes, já que não sabe identificar, nem a qualidade, nem os ciclos de vida:

Percebo que a forma atual com estão expostas as frutas não ajudam a escolher:

Minha primeira ideia é, então, educá-lo sobre cada tipo, através de um infográfico fixado nas prateleiras.


Mas então, pergunto, o que está faltando ainda..


E percebo que mais que ajude, ainda não é uma solução prática, pois meu cliente gosta de fazer as compras com agilidade e isso o atrasaria e poderia atrapalhar sua experiência.


Então, tenho outra ideia. Utilizar os repositores que já tenho e que ficam circulando pelo local para ajudar nessa etapa de educação.


Sendo assim, chego na ideia 2, que é treinar os colaboradores para se tornarem especialistas Fruteiros. Que agora além de repor as frutas nas prateleiras, também irão educar os meus clientes.



Com isso, a nossa experiência vai aumentar e a percepção de valor também!


E como ficaria isso tudo na ferramenta, vamos ver:


FERRAMENTA:

Ação/Objeto/Processo/Atual + Dor/Desejo +Ideia 1 + praticidade Ideia 2 = Novo produto/serviço


Ação/Objeto/Processo/Atual: Frutas na prateleira

Dor/Desejo: Não sei escolher frutas e quero as melhores

Ideia 1: Infográfico explicativo.

Praticidade: O que falta?

Ideia 2: Funcionário ajudando

Novo serviço: Especialista em Frutas.


E assim, você começa a criar produtos e serviços que podem gerar muito valor para os seus clientes.


A estratégia aqui é você sempre colocar o cliente na estratégia central e quanto mais você aprender sobre as dores e as tarefas dos seus clientes, mais vai poder ajuda-lo.


Use essa ferramenta para criar novos produtos e serviços.


Gostou dessa ferramenta?

Deixa seu comentário aqui em baixo, vale o mundo para mim!


Com carinho e energia,

Fawez Tarbine

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