Final de semana passado eu estava precisando de inspiração, de novos movimentos e como bom aquariano, estava querendo explorar mais.
Quem me conhece sabe que tenho uma certa inquietude que não paro, a minha cabeça sempre esta pensando em novas possibilidades e conexão de pontos.
Então semana passada, resolvi pegar um voo e ir passar final de semana em São Paulo para buscar novas inspirações.
Muita gente não gosta de São Paulo, pois tem a percepção que é uma selva de pedras, mas posso ser sincero?
Eu adoro! Me sinto em casa lá, pois eu adoro prédios, arquitetura, uma vida agitada e Business, então é um campo fértil para geração de negócios.
Eis que eu trago para você hoje, um pouquinho das experiências que vivi no final de semana e que aprendizado de negócios que podemos tirar dessas experiências.
A Era das histórias e dos bastidores:
A minha primeira inspiração foi visitar a Fábrica da DENGO, eu já sou cliente da marca há algum tempo e nunca tinha ido visitar a fábrica deles. Foi uma maratona de insights e inspirações.
Essa é a primeira loja física da DENGO que hoje virou também um pedaço da fábrica onde eles produzem os chocolates, especificamente, as trufas.
Se você não sabe, a DENGO é uma empresa\marca 100% sustentável, com certificação B, ou seja, ela é correta, desde a extração do cacau até a entrega final para o consumir.
O que é incrível dessa marca, é que ela valoriza muito os produtores e a comunidade local, tanto que nessa loja, temos um pouco desse processo, veja:
Perceba que a DENGO está em acordo com as Leis Universais do Planeta, onde ela não pensa em apenas ser uma empresa que visa lucratividade, ela também está gerando oportunidades e riqueza para outras pessoas, cuidando do planeta e da comunidade.
Esse é o grande sentido de construir um negócio sustentável, é a empresa ter a capacidade, competência e habilidades de criar um negócio rentável, mas também que seja responsável pelo Planeta e pelas as pessoas.
Também podemos aprender com essa marca, o poder de saber contar a história do processo de produção e de comunicar da forma correta, os credos e valores da marca.
Quem passa pelas minhas mentorias de negócios, sabe que discutimos muito isso, o poder de saber comunicar e se posicionar no mercado.
Outro "ingrediente" que os consumidores estão gostando muito de entender, é o processo de fabricação do produto, ou seja, conhecer os bastidores da marca, o que está por trás do produto ou do serviço pronto, veja que legal como a DENGO explica isso na sua loja da fábrica:
Uma boa estratégia também é pensar como nós, com as nossas marcas, podemos instigar os 5 sentidos do ser humano que são: paladar, olfato, visão, audição e tato em uma experiência de compra, ou ainda na entrega de um produto ou serviço.
Olha que interessante essa mandala dos sentidos da DENGO:
Nessa mandala você consegue identificar a essência das escolhas dos insumos que a DENGO usa conforme o seu branding.
Uma marca tem muitos ingredientes que compõem a história dela e são esses detalhes que geram e constroem uma proposta de valor acima da média e traz credibilidade e potência para marca.
A pergunta que sempre me fazem:"Como posso vender mais?"
Eu sempre respondo: "Gere mais valor que o cliente perceba".
Perceba que a DENGO não briga por preço no mercado, ela briga por diferenciação, ela trabalha incansável por gerar fator uau nos clientes.
A Era da Personalização:
Nós saímos de uma economia industrial passamos para uma economia de produtos e serviços, chegamos na economia de experiências e agora estamos na economia da personalização.
Ou seja, vão se destacar as empresas e as marcas que focarem em gerar experiências e personalização para os clientes.
Eis, que apresento para você, como a DENGO faz isso:
Essa é a ilha de personalização da DENGO, ou seja, você escolhe seu chocolate, os ingredientes que vão dentro dele e a embalagem que quer do chocolate. Você pode escolher a sua foto, e a DENGO imprime na hora e tudo isso leva em torno de 20 minutos apenas.
Eu aproveitei para fazer uma barra da minha família, olha que legal que ficou:
Vamos falar a verdade, uma barra personalizada como essa, tem muito mais valor. Essa é a era da personalização, porque sejamos sinceros, estamos cansados de comprar apenas produtos e serviços.
Queremos comprar experiências, momentos, conquistas, agradecimento, presentes, alegria, surpresa, felicidade. Não é sobre o que é, mas o sentimento que vai gerar, quando a pessoa receber.
A Era da Exclusividade:
Um outro fator que me chamou atenção da Fábrica da DENGO foi que nessa loja em específica, eles tem produtos exclusivos que você só consegue comprar e encontrar nessa loja em São Paulo. O que torna os produtos exclusivos, singulares e desejáveis
Por exemplo, esse produto: Origens, só tem lá.
A foto ficou ruim, mas é uma caixa linda que tem trufas exclusivas da fábrica da Dengo que você só encontra nessa loja.
Claro que comprei algumas, rsrs.
O poder da marca e da diversificação de portfólio
Outro ponto importante para analisarmos é o poder da marca perante o mercado. Quanto mais poder de marca, uma empresa tem, mais possibilidades de criação de produtos e serviços ela consegue criar. Ou seja, aumento de diversificação de portfólio.
Vamos ver o caso da DENGO, a princípio ela vende chocolates, certo?
Mas só chocolates?
Não...
Ela vende, muitas coisas pelo poder da marca, entre as criações de diversificação do portfólio estão:
Linha HOME:
Restaurante CABRUCA:
Pasmem, a DENGO tem um restaurante próprio, dentro da fábrica e da loja da Faria Lima, que é o Cabruca, inclusive você pode pedir comida pelo IFOOD ou ir até a loja, almoçar.
Obs: Ah essa água e os snacks que você está vendo na foto são cortesias de boas vindas da casa.
E para fechar esse email, fiz um resumo com 9 percepções para você aplicar no seu negócio.
1. Estamos na Era da experiência.
2. Os clientes estão cansados de comprar apenas produto e serviços, querem algo a mais.
3. Os clientes querem personalização.
4. Você deve pensar em estratégias de diferenciação.
5. O poder da sua marca, pode fazer você aumentar o seu portfólio e atuação de produtos e consequentemente aumentar as suas fontes de receita.
6. Muito mais do que ter uma empresa, você precisa transformar em uma marca.
7. Pense em estratégias para despertar os 5 sentidos do ser humano e gerar uma experiência fator Ual.
8. Pense como você pode diversificar seus produtos e serviços, trabalhe com essas duas vertentes.
9. Crie produtos exclusivos para acesso a poucos.
Com carinho e energia,
Fawez Tarbine
Comments